domingo, 28 de agosto de 2011

Construindo Blog na Escola


O blog é um espaço de compartilhamento de idéias com endereço eletrônico, contendo o nome do blog sem espaços com letras minúsculas, para facilitar a sua identificação e localização no correio on-line, servindo de instrumento de comunicação e informação, tanto no meio lojista quanto um ambiente adequado para fins de leitura, notícias, postagem de reportagem escrita pelos blogueiros com fim de divulgar os seus conhecimentos tecnológicos para uso na educação e outros queiram estas ferramentas na vida profissional.
Esta ferramenta se tornou muito popular por não demandar conhecimento de especialista em informática para sua criação e utilização, e no uso hospedagem são oferecidos gratuitamente em alguns sites. Ele permite que publique textos on-line com funcionalidades de edição, atualização e manutenção dos textos disponibilizados na rede, recursos que são responsáveis pelo seu sucesso e popularidade.
Blogs têm sido amplamente empregados na condição de diários digitais, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais. Dessa forma, os blogs e fotoblogs (diário de fatos na web) permitem a qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela internet.
Os gestores de uma Escola da rede pública estadual de ensino criaram o meu blog, no site livre WWW.mbernardoferreira.blogspot.com.br , com o Titulo de Amizade e Esperança para servir de ferramenta pedagógico, dando suporte a Educação como um jornal acadêmico, num espaço de reflexão e discussão dos educando e construir conhecimento de forma coletivo (colaborativo). Registrando os conhecimentos adquiridos com projeto de estudo (links, ilustração e sons). Os educadores acompanham e orientam-se nas pesquisas, abrindo novos canais de comunicação na busca de incentivar, com isso o convívio da tecnologia na educação, criando novos caminhos para o ensino e aprendizagem de qualidade na rede pública de ensino desse país.
O blog como ferramenta pedagógica compartilha com os conhecimentos adquiridos por meio da leitura e escrita reflexiva, implicando na maneira crítica de saber desenvolver as habilidades e competências de gerir informações por meio desse recurso tecnológico em sua transformação de comunicação e informação com as experiências com espírito de colaboração (aprender a conviver) e aprender a aprender.
Para João Tadeu Weck, em seu slide de recurso da internet para educação, o blog como ferramenta pedagógica é.
• BLOG TEMÁTICO – dedicado a um tema especifico, política, tecnologia, música etc.;
• BLOG PESSOAL – diário de vida;
• BLOGS COOPERATIVOS - são escritos por várias pessoas;
• FOTOBLOGS (FLOG) – com conteúdo de fotos, os textos são curtos;
• AUDIO BLOG – conhecidos como podcast;
• VIDEO BLOG – é similar ao flog, mas com vídeos de baixa resolução.
A internet é uma grande provocadora de novos conceitos e atitudes. Blog são a atual “febre” da rede, pois permite ao usuário fazer diários, relatos on-line, expor pensamentos, de ponto vista e compartilhar com outras pessoas em qualquer parte do mundo, numa interação de forma rápida. O termo blog é um neologismo derivado da união das palavras inglesa web (rede) e log (diário de borda, onde os navegadores registravam os eventos das viagens).
O blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de weblog, onde web representa a própria internet, e log. caracteriza os registros do usuário do blog.
O blog é definido como diário digital na internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se podem disponibilizar pensamentos, idéias e produções (Blig – HTTP://.ig.com.br; WEBBLOGGERBRASI, HTTP://weblogger.terra.com.br), permite trabalhar com textos, escolher e inserir imagens e sons, com características semelhantes aos diários manuscritos.
De forma geral podemos considerar o blog como um diário eletrônico que pessoas criam na internet.

Referências Bibliográficas:
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo, Vivência com Aprendizagem na Internet. Maceio/AL: EDUFAL, 2005.
Blog de Inclusão Escola. 2º Curso de Formação de Formadores em Educação inclusiva. Brasília: CFORM/UnB, 2007 [Plataforma Aprender. unb.br, acessível em HTTP://www.aprender .unb.br].
SANDHOLTZ, Judith H, RINGSTAFF, Cathy e DWYER, David C. (1997). Ensinando com Tecnologia – Criando sala de aula centrada nos alunos. Porto Alegre. Artes Médicas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial