quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto - Avaliação Institucinal

PROJETO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Objetivo Geral: Diagnosticar a percepção e as expectativas da comunidade escolar com relação à escola, averiguar problemas que merecem atenção e planejar ações para amenizá-los ou eliminá-los.
Objetivos Específicos: - A direção incentivará toda comunidade escolar e irá dar condições para que a avaliação aconteça de maneira democrática, respeitando a opinião de todos.
- Refletir junto a comunidade os resultados da avaliação.
- Envolver a equipe nos planos de melhoria da escola.
Conteúdos de Gestão Escolar:
. A direção irá formar uma comissão gestora da pesquisa e junto à comunidade e criar estratégias para trazer a família para escola. Incentivá-los à participação de atividades escolares e extra-escolares que venham a melhoria do ensino aprendizagem.
Tempo Estimado: Seis meses
Desenvolvimento:
1ª Etapa: - Discussão e definição para debater as relações interpessoais na escola e mostrar como elas influenciam no ensino aprendizagem. Propor pesquisa interna com todos os segmentos para avaliar o processo e convidá-los a participar. Escolher uma equipe para coordenar o trabalho e definir o cronograma.
2ª Etapa: - Reunião da equipe para discutir os temas que serão abordados: como a importância da escola por um ensino de qualidade; a importância da parceria da família e escola; a importância do planejamento e estudo; a prática da rotulação no processo de ensino aprendizagem e suas conseqüências; e principalmente a superação da didática tradicional, o grande desafio da educação contemporânea.
3ª Etapa: - Informação e mobilização da equipe. Criar formas de comunicar a pesquisa na escola, sem prejuízos das aulas. Informações aos pais.
4ª Etapa: - Realização da pesquisa com todos os segmentos da escola.
5ª Etapa: Tabulação e análise dos resultados junto a equipe. Destacado os pontos que merecem maior atenção. Divulgação dos dados para comunidade escolar.
6ª Etapa: Formar pequenos grupos com representantes de cada segmento para refletir coletivamente sobre as causas desses itens de destaques e planejar possíveis soluções
7ª Etapa: Planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, elegendo as prioritárias. Realização de um cronograma para acompanhar o trabalho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial