sábado, 27 de agosto de 2011

Selecinando conteudos na Educação Digital


A formação continuada dos professores, funcionários, gestores e alunos no ambiente de multimídias irá contribuir para o desenvolvimento tecnológico implementado pelas TICs no meio escolar e servirá de instrumento de integração e articulação do conhecimento dos conteúdos praticados por segmentos da comunidade escolar.
A instalação de ambiente tecnológico nas escolas (laboratório de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos de acesso a internet banda larga), cria assim meios tecnológicos que ajudará no desempenho acadêmico como blog, email, site, MSN, fórum, com provedor gratuito, onde todos terão acesso aos conhecimentos com pesquisa e estudos relacionados à comunicação virtual na escola.
Fazendo com isso a interessar pelo desenvolvimento político, econômico, social e cultural dos conteúdos disponibilizado e os recursos educacionais de multimídias e digitais, soluções e sistemas de informação ao alcance do educando nos próprios computadores por meio do Portal do MEC, com informações de todo o funcionamento dos programas oferecido por essa instituição de ensino e da aprendizagem no Brasil, na TV Escola, Proinfo, Educação Digital entre outros.
O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educação – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processo formativo e a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileira, visando promover a inclusão digital dos professores, funcionários, técnicos administrativos, gestores e alunos escolares das escolas da educação básica e comunidade escolar local.
Dinamizar e qualificar os processos de ensino e da aprendizagem com vista à melhoria da qualidade da educação básica, cumprindo assim suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal, Municípios e as escolas.
Os materiais visam ampliar sua aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas no ambiente educacional, explore, BrOficce, Linus e ainda a busca de possibilidade de aproveitá-lo no cotidiano e na pratica pedagógica.
A sala ambiente busca possibilidades de mudanças do cenário educacional em sua escola, criando espaço para elaboração do blog para a escola constitui um passo significativo para compartilhar sua historia, as aspirações e as vivências do dia-a-dia da escola, estimulando a participação de todos proporcionando visibilidade às ações idealizadas em seu projeto político pedagógico.
Utilize um editor de texto para elaborar uma proposta de estrutura para a constituição desse blog da sua escola. O blog de nossa escola está constituído com texto das atividades desenvolvidas no ambiente escolar, fotos e imagens produzidas por meios das ações trabalhadas por professores acompanhados pela equipe gestora e o coordenador pedagógico para que haja uma interação entre a escola e a comunidade escolar. O trabalho participativo busca melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem com o empenho dos professores orientando e desenvolvendo junto com os alunos ações educacionais, acompanhando e avaliando o desempenho das atividades. Construindo texto por meio do blog e postando na internet para que haja interação entre outros segmentos da educação e assim com base nas experiências de navegação e interação (som, imagens e vídeos) e a estrutura de hipertextos. Para facilitar a leitura, a compreensão elabore com os instrumentos básicos como podemos utilizar desse conteúdo no cotidiano escolar. Conhecendo e vivenciando recursos básicos de computadores e internet para organizar e sistematizar vários tipos de textos e participar de experiências comunicativas em cooperação com ensino e a aprendizagem.
Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudos e pesquisas, leituras, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias e reflexões sobre a proposta para dinamizar a sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos na escola.
No ambiente tecnológico, como ferramenta social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas e com os alunos na escola de forma individual em grupo e entre grupo e assim é preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um dialogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital.
Referencias Bibliográficas:
Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática/ Beth Bastos... [ET AL.] – Brasília: Ministério de Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268p.

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