quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Atividade 2 Politica e Gestão Escolar

Atividade 2 – Gestão Escolar

Resgatando a ação comunicativa do processo de gestão escolar, de acordo com os novos paradigmas educacionais têm contribuído para o redimensionamento de melhoria no ensino público brasileiro. O Conselho de Escola busca junto aos colegiados trabalhar ações que desenvolva na educação local, regional e nacional em consonância com as Leis de Diretrizes da Educação Básica. O processo de democratização da gestão escolar, tem aberto novos horizontes de independência dando autonomia aos gestores juntamente com seus pares, estão em harmonia com o Plano de Desenvolvimento Educacional, na tentativa de construir novas práticas na escola. São consideráveis as relações entre as Propostas Positivas Educacionais na execução entre os Conselhos Escolar, Regimento Interno da Escola, Caixa Escolar e o PDE, tornando-se órgãos importante na articulação do gerenciamento das instituições colegiadas, servindo como fonte estimuladora e norteadora de um trabalho continuo para a realização de um ensino de qualidade objetivando o acompanhamento das ações administrativas, pedagógica e financeira, tendo como eixo mediador o Projeto Político Pedagógico, que é um dos marcos referencial das metas e das ações Curriculares, aberta no processo de atuação do colegiado junto aos pares da comunidade escolar, que se articulam, questionando os problemas detectado dentro do processo de aprender como também nos investimentos financeiros, quanto no acompanhamento das reuniões pedagógicas, tendo o direito de interferir nas estratégias de ações deixando claro os objetivos e os valores a serem articulados coletivamente definindo diante dos indicadores diagnosticados pela atuação do sistema avaliativo bimestral, definida as prioridades, contribuindo para organização do currículo escolar. Nesta visão de melhoria consideramos coerência com o Projeto da sociedade que temos e pretendendo construir. A nossa preocupação, não só os desafios do processo ensino-aprendizagem, mais também a qualidade de vida das famílias carentes, que apresentam uma destruração familiar, onde buscamos parcerias com municípios no encaminhamento e acompanhamento psicológico, programa tal que tem ajudado bastante o equilíbrio familiar nas terapias com tanto pais e crianças com distúrbios psicológico , atraso de aprendizagem e hiperativo. Portanto a análise eficácia escolar de participação da comunidade, na gestão democrática, tem sido um dos desafios enfrentado por nós gestores a cada dia tem melhorada devido o trabalho de conscientização que estamos realizando entre os docentes, discentes e pais apresentam uma visão política na responsabilidade de participarem das reuniões extraordinárias, visitas aos filhos na escola, acompanhar as atividades diárias. As nossas reuniões apresentam um grupo maior de pais, questionam de maneira aberta com professores e gestores demonstrando preocupações com aprendizagem dos filhos, estes momentos tem sido significativo para debates, questionamentos, sugestões, onde registramos em atas e relatórios e são debatido no colegiado tendo a preocupação de acrescentar no Projeto Político Pedagógico, possibilitando a melhoria do nosso trabalho educacional a nível de escola e da comunidade,
Manoel Bernardo Ferreira / Maria de Fátima do Nascimento da Silva
Escola Estadual Profª Joana Honório da Silveira Moura

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